Muitas empresas de construção de produtos usaram publicidade de pesquisa paga para promover o conhecimento de seus produtos e serviços, muitas vezes desembolsando na casa dos milhares para financiar campanhas a cada mês.
Mas, nos últimos anos, o desempenho da publicidade paga tem diminuído, com os custos subindo e os resultados caindo.
Ouvimos falar de empresas cujo custo por clique mês a mês e os custos de aquisição de clientes estão aumentando, enquanto suas taxas de conversão de vendas estão despencando.
Mas qual é a alternativa? Bem, marketing de conteúdo, é claro.
Neste artigo, colocaremos marketing de conteúdo e PPC frente a frente para ver quem realmente cumpre quando se trata de vendas e receita.
O que é publicidade de pesquisa paga?
Publicidade de pesquisa paga refere-se ao pagamento de publicidade nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), seja como um banner no lado direito ou como parte dos resultados da pesquisa (acima ou abaixo dos resultados).
O PPC (Pay per click) é uma forma de pesquisa paga em que o anunciante paga ao motor de pesquisa cada clique que recebe do seu anúncio / resultado da pesquisa.
Isso também pode ser chamado de ‘marketing de desempenho’, que é um termo que se refere a táticas de publicidade paga (como PPC) para gerar uma ação.
Oferece uma oportunidade de obter resultados imediatos, com alcance direcionado ao seu público específico e forte visibilidade acima dos concorrentes.
Aqui está uma lista de métodos de publicidade paga:
- O custo por impressão (CPM) é onde você paga por 1000 vezes que seu anúncio é exibido.
- O custo por clique (CPC) é igual ao PPC, então você paga apenas por clique. (Esta é a métrica, enquanto o PPC é a estratégia).
- Custo por venda (CPV) é onde você paga por venda direta gerada pelo seu anúncio.
- Custo por lead (CPL) é onde você paga por ação (por exemplo, inscrição do cliente) como resultado direto do seu anúncio.
- Custo por aquisição (CPA) é onde você paga por ação específica, desde clique, inscrição ou venda.
Por que a publicidade de pesquisa paga está diminuindo?
Dois a cinco anos atrás, a busca paga e o marketing de desempenho estavam na moda. Isso se resumia ao fato de que os profissionais de marketing geralmente são medidos pelo volume de “leads qualificados de marketing” que eles entregam, por exemplo, quantas pessoas conseguem se inscrever em uma lista de e-mail ou baixar um e-book.
A geração de leads qualificados indicou anteriormente que esses contatos eram bons leads que estavam prontos para falar com Vendas. No entanto, hoje em dia, isso simplesmente não pega.
Cliques e impressões pagas simplesmente não significam nada para os compradores de hoje. Isso não indica que eles querem uma chamada fria de sua equipe de vendas e certamente não indica que eles estão prontos para especificar seu produto.
Em 2021, as campanhas de publicidade paga de hoje precisam acompanhar o fluxo de vendas e a receita. Mas o que acontece quando eles não o fazem? O que acontece quando o seu CPC é mais do que os resultados que você está obtendo?
Os benefícios do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo responde às perguntas do seu público. Com o marketing de conteúdo, você pode construir a confiança do seu público, melhorar as conversões, se conectar com os clientes e gerar leads.
Não há longevidade nas táticas de busca paga de curto prazo, assim que você puxa o orçamento, você perde o tráfego. Mas, com o marketing de conteúdo, é um recurso perene em seu site, atraindo visitantes e estabelecendo você em seu espaço.
Ele aumenta o reconhecimento da sua marca para que você possa manter a receita agora e expandir seu negócio de produtos de construção ainda mais no futuro.
A pesquisa paga pode se beneficiar no curto prazo, mas a construção da marca assume o controle no longo prazo. Quanto mais clientes em potencial souberem sobre você e buscarem ativamente sua marca, melhor.
Quando você olha para as estatísticas, o marketing de conteúdo é uma opção muito melhor:
- O marketing de conteúdo oferece taxas de conversão de site de quase 6 vezes o que outros métodos de marketing obtêm.
- O conteúdo na página continua a ser a maneira mais eficaz de impulsionar os resultados do mecanismo de pesquisa
- Um dos métodos mais eficazes de aumentar o envolvimento do público
- Desenvolve a presença de sua marca como um consultor confiável em seu setor
- Estratégia mais econômica a longo prazo (uma vez que o conteúdo é criado, ele é perene).
Mas isso não significa que não haja desvantagens para o marketing de conteúdo. Requer muito mais investimento de tempo e comprometimento do que a pesquisa paga, e você não verá os resultados instantaneamente. O ROI vem muito mais tarde, mas quando chega, tende a permanecer, logo subindo na classificação e ganhando impulso.
Para muitos de nossos clientes, suas 10 páginas principais costumam incluir seu conteúdo fundamental, publicado meses atrás, que continua a atrair tráfego para seu público-alvo.
Além disso, você também descobrirá que os leads gerados por meio do marketing de conteúdo – uma vez que ele começa a gerar leads – são de qualidade muito superior à obtida com PPC.
Pesquisas sugerem que o tráfego de pesquisa orgânica gera o maior volume de leads e as maiores taxas de conversão em comparação com outras formas de tráfego do site. O tráfego pago vem em terceiro lugar para ambas as métricas, atrás do tráfego de e-mail.
Criação de conteúdo para o seu negócio de produtos de construção
Criar conteúdo de site que atraia e envolva arquitetos e especificadores é crucial para garantir que o investimento que você faz em marketing de conteúdo valha a pena.
As agências de conteúdo existem exatamente por essa razão, para criar conteúdo escrito que se adapte à voz da sua marca e responda perfeitamente às perguntas que os arquitetos estão pensando. Eles também garantem que seu conteúdo corresponda perfeitamente a cada estágio da jornada do comprador do especificador, bem como otimizado para SEO.
Conclusão
O pagamento por clique é um método válido de crescimento do seu negócio de produtos de construção; no entanto, é importante não se tornar excessivamente dependente dele, gastando muito dinheiro para nem mesmo obter leads.
Pode ser assustador se livrar de uma grande fonte de visitantes do site para você, mas se você não começar agora com uma estratégia de longo prazo, estará apenas adiando o inevitável.
Se você está planejando controlar sua estratégia de marketing de construção e está considerando uma agência de marketing especializada para ajudá-lo a impulsionar o crescimento de seu negócio, entre em contato conosco.