O SEO (otimização do mecanismo de pesquisa) é um elemento-chave para qualquer estratégia de marketing digital. Não adianta ter um site se ele não for otimizado para direcionar o tráfego da web para ele.
A diferença entre um bom e um mau SEO pode ser drástica e, uma vez otimizado, é comum ver que as posições de classificação de palavras-chave disparam notavelmente.
A arte do SEO é difícil de dominar. E com 98% dos especificadores recorrendo ao Google primeiro quando estão pesquisando produtos, seu site precisa aparecer nas primeiras posições online. Sem um investimento adequado em SEO, você está deixando a porta aberta para seus concorrentes.
Neste post, iremos discutir os três pilares principais do SEO que precisam ser conquistados para garantir posições de alto nível para o seu negócio de produtos da construção.
A importância do SEO
O SEO é extremamente importante para garantir que o Google notifique seu site e direcione os usuários a ele em suas consultas de pesquisa. Isso é o que também abre você para novos clientes em potencial que chegam ao seu site, como arquitetos fazendo pesquisas de produto.
Mas, se você não tiver uma classificação alta, pode dar adeus ao tráfego em seu site. O click-through médio para classificações de palavras-chave é o seguinte:
- Posição 1 – 43,32%
- Posição 2 – 37,36%
- Posição 3 – 29,90%
- Posição 4 – 19,38%
- Posição 5 – 10,95%
- Posição 6 – 10%
- Posição 7 – 5,28%
- Posição 8 – 4,13%
Os 3 pilares do SEO
Muitos fatores influenciam como o Google classifica cada página da web para os milhões de consultas que são pesquisadas todos os dias, mas eles podem ser divididos em três pilares principais.
- Autoridade
- Relevância
- SEO técnico
Pilar 1: Autoridade
Autoridade é um elemento-chave de como o Google classifica os sites e suas páginas. A autoridade de uma página indica ao Google que sua página é uma página confiável e bem aceita na web. Isso é demonstrado pelo número e pela qualidade dos domínios de referência e backlinks que um site possui.
A razão pela qual a autoridade desempenha um fator-chave nas classificações do mecanismo de pesquisa é que existem milhões de páginas que serão relevantes para a consulta de pesquisa, então o Google usa um algoritmo altamente complexo para calcular qual dessas páginas da web relevantes será a mais útil e confiável. Isso ajuda a reduzir o número de páginas de spam e dar aos usuários respostas de baixa qualidade às suas pesquisas.
De acordo com o próprio Google :
“Para avaliar a confiabilidade e autoridade sobre o assunto, procuramos sites que muitos usuários parecem valorizar para consultas semelhantes. Se outros sites importantes sobre o assunto tiverem links para a página, é um bom sinal de que as informações são de alta qualidade.”
O Digital PR (relações públicas) e o link building (ações para ter links externos apontando para o seu site) são alguns dos importantes esforços de marketing a serem empreendidos para melhorar a estratégia de construção de um site de produto para este pilar do SEO. Isso ajudará a melhorar a visibilidade online do seu negócio, ao mesmo tempo que gera backlinks que aumentam a autoridade do seu domínio.
Observação: backlinks não têm todos o mesmo valor. Links de alto valor vêm de domínios de valor igualmente alto e passarão por seu poder de classificação para os sites aos quais vinculam. No final do dia, não se trata apenas de ganhar backlinking, mas de gerar conteúdo inteligente e confiável para o qual as pessoas se vinculem naturalmente – entregando backlinks orgânicos para o seu site. Vamos explorar isso mais no próximo pilar …
Pilar 2: Relevância
Conforme mencionado acima, a relevância do conteúdo do site da sua empresa de produtos de construção é crucialmente importante para o SEO. No final das contas, a principal tarefa do Google é fornecer respostas e resultados para as consultas dos usuários.
O algoritmo do Google é tão específico que pode decifrar a intenção de uma consulta e combiná-la perfeitamente com os bilhões de páginas da web na internet, em um instante.
Para garantir que seu site se destaque neste pilar de SEO, é importante garantir que seu conteúdo seja específico, relevante e direcionado ao Google. Isso significa usar os elementos da sua página da web a seu favor, ou seja, garantir que as tags de cabeçalho, o texto alternativo da imagem e os títulos e o corpo do texto sejam ricos em palavras-chave (mas não repletos de palavras-chave!)
Publicar artigos de blog originais e específicos é uma parte importante disso. O conteúdo consistente e de alta qualidade publicado regularmente destaca para o Google como você é um líder inovador em seu espaço e um ponto de contato importante para dúvidas relacionadas ao seu produto ou setor de construção. Também é preferido pelo Google, que prefere conteúdo novo a versões desatualizadas.
Observação: se você não tem tempo para se manter atualizado com a redação de artigos bem escritos e otimizados para SEO todas as semanas, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital com muitos anos de experiência em escrever blogs que especificam empresas de produtos de construção como a sua.
Pilar 3: SEO Técnico
O último pilar do SEO são os elementos mais técnicos e de back-end do seu site que se comunicam com o Google em números 1 e 0. O SEO técnico do seu site é provavelmente o mais crítico, pois, sem ele, o Google nem mesmo conseguirá ‘rastrear’ o seu site para entender o conteúdo dele.
O Google funciona rastreando e indexando páginas da web em seu Índice de Pesquisa – basicamente a enorme biblioteca da Internet. Os ‘spiders’ do Google rastejam pela web, seguindo os links e lendo o conteúdo. Os spiders também leem o mapa do site para ver como as páginas estão relacionadas entre si e para obter uma imagem completa do seu site.
Aspectos importantes do SEO técnico incluem:
- Mapa do site
- Link interno
- Velocidade do site e carregamento da página
- Acessibilidade do site
- Usabilidade no celular, desktop, etc.
- Usabilidade em diferentes navegadores
- Tags de título
- Meta descrições
- Tamanho da imagem, título e texto alternativo
Obter o seu SEO técnico correto é um processo complexo e geralmente requer a contribuição de um especialista, especialmente se você estiver no processo de lançamento de um novo site.
Otimizando os 3 pilares do sucesso de SEO para sua empresa
O SEO é um elemento extremamente poderoso de marketing digital, mas pode ser difícil de acertar. Também é muito mais do que apenas algo técnico que você precisa fazer no seu site uma vez. É o ato contínuo de criar conteúdo otimizado para garantir que sua empresa esteja visível e tenha uma boa classificação na primeira página do Google.
Pode haver ‘ganhos rápidos’ que você pode aplicar ao site da sua empresa agora mesmo. Por exemplo, otimizar metadados, tags alt de imagem e construir backlinks, mas você precisará de um plano para produzir conteúdo otimizado de SEO regular.
Ter uma boa base de conhecimento significa que você terá muito mais facilidade para decidir qual passo dar a seguir.
Conclusão
Usar as técnicas mais recentes de SEO é uma garantia de melhores resultados na presença digital de sua empresa.
A Green Mind faz curadoria, produz conteúdo envolvente que desperta o interesse do seu público para seus blogs, trabalhando com as técnicas corretas de SEO para gerar os resultados esperados para sua empresa. Fale conosco.