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Produzindo uma estratégia de conteúdo

Você sabia que 93% das empresas usam marketing de conteúdo ?
São muitos negócios, certo? Mas nem todas as empresas produzem bom conteúdo e ele precisa ser bom – realmente bom, na verdade – para valer a pena para os consumidores.

Descubra por que 72% das empresas dizem que a estratégia de marketing de conteúdo é a chave para o sucesso e como você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz para o seu negócio – sem dores de cabeça.

Definição de metas

Definir metas de marketing da construção fornece uma visão de longo prazo e motivação de curto prazo. Ajuda a organizar seu tempo, equipe e recursos. E sejam seus objetivos gerar mais vendas ou se tornar uma autoridade, os objetivos do marketing de conteúdo permitirão que você crie um conteúdo mais alinhado para se concentrar em alcançá-los. Essa sinergia gera um ponto focal e um propósito com cada parte do conteúdo que você cria para que você possa aproveitar ao máximo seus esforços de criação.

Uma análise mais aprofundada do estabelecimento de metas: KPI’s

Vamos criar um cenário hipotético: Vamos supor que a meta trimestral de clientes de sua empresa seja 10 e, para ganhar 10 novos clientes, você precisará gerar 100 leads de site e, para gerar 100 novos leads de site, deverá chamar 1.000 visitantes únicos. Reconhecer seus KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicador de Desempenho) o ajudará a alocar recursos e escolher o conteúdo com maior probabilidade de atingir seus objetivos. 

Auditoria de conteúdo 

A próxima etapa na criação de uma estratégia de marketing de conteúdo abrangente é conduzir uma auditoria completa de seu conteúdo e ativos.

O que você faz melhor do que ninguém na no seu mercado? Qual conteúdo está acima e com baixo desempenho? Como você pode ajudar seu público? Você precisa de um CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdo)?

Seu objetivo aqui deve ser identificar todos os ativos que sua empresa usa para atrair e envolver seu público e, em seguida, ver o quão eficaz é seu conteúdo – identificando os KPI’s que ajudarão a atingir seu objetivo geral.

Se sua campanha que gera uma atração de leads aumenta o engajamento, você deve saber exatamente por que está tendo um bom desempenho. O mesmo ocorre com o conteúdo de baixo desempenho. Você precisará reconhecer qual conteúdo continuar, cancelar ou otimizar para melhor atingir seus objetivos.

Sistemas de CRMs permitem que você rastreie KPI’s detalhados para todo o conteúdo que você produz, produzindo simultaneamente relatórios em segundos – o que, de outra forma, levaria dias.

Uma análise mais aprofundada da auditoria: plano de conteúdo

Um bom plano de conteúdo leva em consideração todos os próximos projetos, eventos ou atividades que você planejou em sua agenda que envolvam / exijam conteúdo.

Ao fazer isso, você identificará oportunidades de conteúdo que podem ajudar a promover e apoiar cada atividade em tempo hábil.

Compreendendo seu público

Entender seu público é fundamental para uma estratégia de conteúdo de construção bem-sucedida. Não tenha medo de se aprofundar aqui – passe um tempo observando o público. Fale com todos os departamentos da sua empresa para ver se eles têm alguma ideia que possa ajudá-lo a compreender melhor o seu público.

Recomenda-se entrevistar seus clientes / público para identificar os fatores que os incentivaram a trabalhar com você – ou não.

Faça perguntas abertas como ‘qual foi o seu processo de pensamento quando você estava considerando uma solução de produto?’ ou ‘o que se destacou no produto que você escolheu especificar?’. Reúna todos os insights que você puder descobrir sobre o seu público.

Você pode então usar essas informações para mapear o caminho que seu público faz ao considerar uma solução de produto de construção que a sua empresa possa resolver.

Veja o gráfico abaixo. Ele mapeia de forma clara e abrangente o processo de especificação da perspectiva dos especificadores.

Ao definir claramente o processo de compra de seu público, você pode criar oportunidades onde o conteúdo pode ajudar seus clientes a encontrar soluções para suas dúvidas quando e onde eles precisarem – aumentando suas chances de conversão.

Uma análise mais aprofundada do público: hábitos e preferências

O vídeo é importante no seu setor? Seu público tende a gastar tempo em certas mídias sociais, como Facebook ou LinkedIn? Quando eles recorrem ao Google para obter informações? Eles estão propensos a assinar uma newsletter informativa? – Considere essas questões, pois elas influenciarão enormemente o tipo de conteúdo que você produz.

Examinando a concorrência

A esta altura, você deve ter um bom entendimento de qual conteúdo avançará, o público-alvo que terá como alvo e os objetivos que espera alcançar.

Esta seção é sobre como definir o escopo de sua concorrência e encontrar oportunidades em que você possa superá-la com conteúdo. Aqui, você deve considerar as seguintes questões: O que parece estar funcionando para eles? Existem coisas que sua concorrência não está fazendo e que podem converter seu público? Talvez você tenha percebido que apenas 5% de todos os orçamentos de criação estão indo para podcasts no momento – isso poderia ser uma oportunidade?

Uma análise mais aprofundada da concorrência: pesquisa de palavras-chave

A realização de uma pesquisa detalhada de palavras-chave é fundamental ao definir o escopo de sua concorrência e formar uma estratégia de marketing de conteúdo – afinal, você deseja usar a linguagem certa que atrai seu público, certo?

98% dos especificadores preferem realizar pesquisas online. Eles fazem isso digitando uma pergunta no Google que inclui palavras-chave ou frases-chave.

Os complexos algoritmos do Google vasculham a imensa quantidade de páginas da web indexadas e analisadas por seus “spiders”. Spiders são um software que rastreia cada página em cada site do Google. O Google então combina suas páginas individuais com as palavras-chave e frases-chave usadas pelos usuários durante as pesquisas.

Em outras palavras, se você entende a linguagem que seu público usa ao pesquisar informações sobre produtos de construção, então sabe que linguagem usar ao gerar conteúdo para atraí-los e ajudá-los. No entanto, sem uma palavra-chave completa, suas chances de ser competitivo são prejudicadas.

Escolhendo um sistema de gerenciamento de conteúdo apropriado

Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS, sigla em inglês) é a peça fundamental para qualquer estratégia de marketing de conteúdo, pois é o local onde você armazena todo o seu conteúdo e dados de conteúdo. Um CMS permite que você rastreie, gerencie e crie conteúdo, ao mesmo tempo que obtém insights mais profundos usando análises avançadas.

Entre os CMS mais populares estão o WordPress e o HubSpot. Com eles você pode planejar, publicar, produzir e medir seus resultados em um só lugar. O HubSpot é considerado mais avançado, mas você pode adicionar o plugin HubSpot ao WordPress para formulários da web gratuitos, chat ao vivo, acesso a CRM, marketing por email e análises.

Alocação de recursos

Agora que você sabe que tipo de conteúdo está planejando criar, para quem é e onde está planejando compartilhá-lo, é essencial garantir que você tenha os recursos necessários para cumprir sua estratégia de marketing de conteúdo.

Isso envolve responder a perguntas como:

  • Quem é responsável pela produção e manutenção do conteúdo?
  • De quais ferramentas e recursos humanos, físicos ou digitais você precisa para criar o conteúdo?
  • Como você fará o redirecionamento do conteúdo?
  • Qual a melhor forma de produzir conteúdo em um cronograma de tempo limitado e escasso? 

Criando conteúdo … finalmente

Evidentemente, é necessário muito trabalho de preparação em sua estratégia de marketing de conteúdo antes que você possa realmente criar conteúdo, mas agora é hora de fazer exatamente isso!

Nesse estágio, você terá uma compreensão clara de qual conteúdo estará produzindo e como produzi-lo. Seja vídeo, blogs, e-books ou infográficos.

Publicar

A próxima etapa de sua estratégia de marketing de construção é publicar seu conteúdo. Você deseja garantir que o maior número possível de pessoas veja seu conteúdo – o máximo das pessoas certas.

Para fazer isso, você deve certificar-se de que seu conteúdo está sendo distribuído nos canais corretos usados ​​por seus clientes em potencial. Isso significa postar regularmente nas redes sociais, certificando-se de ter uma estratégia eficaz de marketing por e-mail para distribuir blogs / artigos / alertas regularmente.

A pior coisa que você pode fazer é postar seu conteúdo e simplesmente esperar – você ficará muito desapontado se fizer isso.

Mensurar

Finalmente, é hora de mensurar – para avaliar o sucesso ou as deficiências de seu conteúdo. Para fazer isso, você precisará retornar aos KPI’s que definiu no início do plano de estratégia de conteúdo e ver o que mudou e se você está atingindo suas metas e o que precisa ser ajustado para garantir que suas metas sejam cumpridas.

Para rastrear seus KPI’s, você pode:

  • Verifique os serviços de relatórios do seu CMS para analisar o desempenho do seu conteúdo em relação aos seus alvos
  • Analise por meio do Google Analytics
  • Avalie a atividade de compartilhamento e as classificações do Google através de ferramentas como BuzzsumoSEMrush por exemplo

É isso! Agora você sabe como criar uma estratégia de marketing de conteúdo de construção bem-sucedida do início ao fim.

Conclusão

Com uma ótima estratégia de marketing de conteúdo e um CMS dinâmico, você pode turbinar sua estratégia de marketing de conteúdo para gerar resultados para sua marca de produto de construção. Mas faça da maneira mais correta, pois erros podem custar caro!

Quer saber como podemos ajuda-lo nessa jornada? Entre em contato.

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