Ao projetar sua estratégia de marketing de construção, podemos sentir-nos tentados a descrever todas as razões pelas quais nossos produtos de construção são os melhores do mercado. Colocar nossos esforços para criar uma lista com as características que tornam nossos serviços excelentes parece sensato, mas como isso nos tornará diferentes de nossos concorrentes? E, o mais importante, isso será o suficiente para fazer a diferença quando um cliente em potencial estiver em dúvida entre nossos produtos e os de um concorrente? É realmente importante uma mudança de mentalidade que nos permita trabalhar de forma adequada com o nosso público-alvo.
Os problemas do seu público vêm em primeiro lugar
Seus esforços de marketing podem se concentrar em como seu produto de construção é de alta qualidade, eficiente e de melhor desempenho entre outros concorrentes, mas o mesmo acontecerá com a estratégia de marketing de qualquer outro fabricante de produtos de construção. Você precisa pensar sobre aquela característica que torna seu produto de construção único e apela à curiosidade do seu cliente potencial. E essa singularidade vem explicando como seu produto de construção resolve problemas e, o mais importante, seus problemas.
Há um motivo pelo qual um cliente em potencial encontrou você: ele estava procurando uma solução. E sua estratégia de marketing de construção deve mostrar a eles que você é de fato a solução que eles procuravam.
Se você ainda não se perguntou como o seu produto de construção ajuda seus clientes em potencial a tornar a vida deles um pouco mais fácil, é uma tarefa que você precisa priorizar em sua lista de tarefas pendentes. Você pode obter mais informações sobre os problemas que seus clientes em potencial podem estar enfrentando, pedindo-lhes que preencham um questionário ou sugerindo que marquem uma entrevista com os clientes existentes. Compreender os principais desafios de seus clientes potenciais permitirá que você alinhe seus esforços de marketing e se conecte com seu público em um nível mais profundo.
Esteja disponível para iniciar essa conversa
Dirigir-se a seus clientes potenciais com a mensagem certa é apenas um elemento da equação. Se essa mensagem chegar a eles no momento certo, você provavelmente solicitará uma resposta deles e deve estar pronto para iniciar uma conversa. Um fator que pode impedir o cliente potencial de iniciar essa conversa é a falta de conhecimento e visibilidade da marca. Ou seja, se eles parecem não conseguir descobrir como.
E, por mais simples que possa parecer, independentemente de quão bem organizada seja sua estratégia de marketing de construção, se seus clientes em potencial têm dificuldade para entrar em contato com você ou aprender mais sobre sua marca, é provável que escolham um concorrente com o qual estão mais familiarizados. Detalhes como manter uma presença ativa nas redes sociais, instalar um chat ao vivo no seu site, configurar um link de reunião ou certificar-se de que seu número de telefone e endereço de e-mail estão visíveis em sua página podem ajudá-lo a evitar essa situação. Se você acha que não tem tempo para esse tipo de disponibilidade, considere a implementação de algum tipo de automação. Isso iniciará a conversa para você e permitirá que você a retome depois.
Para que os clientes em potencial possam aprender mais sobre você, você deseja que sua marca de produto de construção seja apresentada por mecanismos de pesquisa como o Google nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa e isso envolve o aumento do SEO do seu site . Você também pode listar sua empresa de produtos de construção em diretórios de produtos para que possa mostrar seus serviços, ganhar visibilidade e aumentar seu alcance.
Entenda seu site como parte da conversa
Depois de se sentir ouvido, a última coisa que seu público deseja é encontrar um site que não reflita o interesse que você demonstrou em ajudá-lo a resolver seus problemas. Você pode ter se apresentado, mas não importa o quão bem os convenceu, se a percepção de sua presença online os decepcionar. Seu site deve continuar a conversa, não os redirecionar para um catálogo de vendas que seus clientes em potencial podem ainda não estar prontos para considerar e que pode fazer com que se sintam oprimidos.
Sua estratégia de marketing de construção deve sempre ter seu cliente potencial como prioridade, e seu site deve ressoar com eles ao acessá-lo. Um erro comum é criar uma página inicial autocentrada que deixa o cliente em potencial e seus desafios em segundo plano. Você pode gerar a mudança de mentalidade garantindo que a primeira interação do seu cliente potencial com o seu site forneça a eles um conteúdo valioso, como infográficos, estudos de caso ou postagens em blogs.
Nem vou dizer que a navegação fácil no site é fundamental para garantir que todas as informações de que os seus clientes potenciais precisam estão acessíveis com 1 ou 2 cliques, mas também deve ter em mente que as informações disponíveis no seu site são coerentes com a mensagem que você tem primeiro se apresentou com. Organize seu site com sabedoria, posicionando recursos técnicos e conteúdo para download facilmente acessível e com frases de chamariz claras que os direcionarão para o caminho certo.
Certifique-se de que sua presença online seja coerente
Embora alguns possam pensar que as empresas de construção ainda estão se adaptando às alegrias do marketing digital, o número de contas de mídia social voltadas para a construção cresceu exponencialmente no ano passado. No entanto, a mídia social é apenas uma ferramenta e, se não for usada corretamente, pode dar pouco ou nenhum resultado. O conteúdo coletado em seus canais de mídia social deve sempre ter seus clientes em potencial em mente, seguindo uma estratégia de conteúdo de mídia social cuidadosamente planejada.
Contra-intuitivamente, a única coisa a evitar em suas contas de mídia social é vender. Quer seus clientes em potencial tenham descoberto sua marca de produto pela primeira vez nas mídias sociais ou se eles estão verificando sua presença online para ampliar sua compreensão do escopo, a mídia social oferece a oportunidade perfeita para atrair a curiosidade deles e se envolver em uma conversa com eles.
Essa oportunidade é breve e fortemente contestada. O conteúdo que você compartilha em seus canais de mídia social deve ser informativo, genuinamente útil e deve tentar resolver os desafios que seus clientes potenciais estão enfrentando. O tipo de conteúdo dependerá da plataforma, e a plataforma dependerá do público para o qual você deseja comercializar sua marca de produto de construção. Se você ainda não decidiu qual plataforma de mídia social se alinha melhor com seus objetivos, verifique nosso blog sobre como identificar a plataforma perfeita para sua estratégia de marketing de construção.
Conclusão
A Green Mind usa as mais recentes técnicas de marketing, como inbound marketing, para equipar empresas de produtos de construção para aumentar a sustentabilidade nesta era de transformação digital.
Temos uma fórmula comprovada de reunir uma variedade de funcionalidades, incluindo implementação de CRM, Web design, automação de vendas, SEO e marketing por e-mail para atingir seu objetivo final: expandir seus negócios e ganhar novos especificadores e clientes.