Categorias
Marketing

10 segredos sobre marketing digital para a construção

Em recente pesquisa realizada no Reino Unido, 81% dos líderes empresariais do segmento da construção compartilharam suas expectativas de implementar ou colocar em prática iniciativas para melhorar a presença digital de seus negócios de construção nos próximos 12 meses. 

OS resultados mostram que as atitudes em relação à digitalização na indústria da construção têm sido recompensadas, reduzindo seus custos operacionais e aumentando a produtividade dos funcionários. Mas as mudanças que vêm junto com a transformação digital vão além da adoção de novas tecnologias.

É dentro da construtora que se tem verificado a maior resistência à transformação digital.  As construtoras estão sendo solicitadas a atualizar seus processos e estratégias atuais, implementando táticas modernas que apoiem ​​seus novos objetivos de negócios. 

Esse sentimento é real e pode ser um ponto de inflexão desafiador, especialmente em áreas onde a digitalização trouxe estruturas completamente novas, como o marketing digital

Para fazer esta transição do marketing tradicional para o digital, a indústria da construção precisa entender não apenas o software que está sendo lançado, mas também as razões e benefícios por trás dessa mudança.

Aqui estão elencados os 10 segredos que foram desvendados por esta pesquisa que mostra papel dos recursos digitais e da utilização de tais ferramentas para otimizar seus processos e atingir objetivos mais ambiciosos.

Nº 1. O marketing digital estabelece conexões

Em seu Relatório de Tendências Sociais 2021 , a Hootsuite publicou que 1 em cada 2 empresas pesquisadas planejava aumentar o orçamento dedicado ao Facebook, YouTube e LinkedIn nos meses seguintes. 78% dos entrevistados acreditam que o Facebook é a plataforma mais eficaz para atingir seus objetivos, seguido de perto pelo LinkedIn.

A curadoria de uma presença on-line atenciosa se tornou essencial para os líderes de construção, pois 98% dos arquitetos preferem pesquisar produtos de construção on-line. Mais da metade dos navegadores sociais usa a mídia social exclusivamente para pesquisar produtos e 7 em cada 10 especificadores que tiveram uma experiência positiva com uma marca na mídia social provavelmente a recomendarão a seus colegas.

Nº 2. O marketing digital melhora o Compliance

Nos últimos anos, o Brasil tem abraçado a implementação do BIM (Building Information Modeling) nas licitações oficiais do governo brasileiro, como forma de impulsionar a utilização da plataforma no país.

Em 1º de abral de 2021  foi publicada a Nova Lei de Licitações (14.133/21) para substituir a Lei 8666,onde ficou determinado o uso preferencial do BIM para projetos em obras públicas, com o objetivo de reduzir riscos e erros que devem ser facilmente identificáveis ​​no a descrição digital do ativo de construção.

Nº 3. O marketing digital aumenta o profissionalismo

Seu portfólio deve ser apresentado em um site cuidadosamente projetado. Este site deve complementar de forma coerente sua presença online, criando uma conversa fluida que continua através de seus canais de mídia social e apresenta quase instantaneamente o usuário à sua marca. Embora você fique tentado a incluir o máximo de informações possível, é importante ser breve.

Na verdade, os sites são mais escaneados do que lidos, com apenas 16% dos usuários dedicando seu tempo à leitura de uma página, palavra por palavra. Use imagens e vídeos de alta qualidade para dar vida à sua página e transmitir sua visão ao público. Incluir estudos de caso o ajudará a retratar sua marca de produto de construção não apenas como uma empresa de sucesso, mas também de confiança.

Nº 4: O marketing digital dá autoridade

Quando se fala em digitalização, a construção está entre os setores que apresentam maior resistência com argumentos como “sempre trabalhamos com o boca a boca” ou “somos uma indústria de sucesso, sem frescuras … A comunicação digital não tem lugar aqui”. Desnecessário dizer que as táticas tradicionais ainda são válidas, mas, com mais de 80% das empresas atualizando sua abordagem, as tradicionais podem não servir mais.

Os mecanismos de pesquisa reconhecem sua autoridade em uma área específica com base no conteúdo que você produz naquele tópico específico. Com mais de 40% da receita das empresas de construção vindo de tráfego puramente orgânico, nunca foi tão urgente garantir que seu site mantenha uma classificação de pesquisa robusta e que você esteja constantemente revisando e melhorando seu SEO. Juntamente com o uso das palavras-chave certas, construir backlinks é uma das táticas mais eficazes a serem aplicadas.

Nº 5. O marketing digital melhora a formação

A Quarta Industrial prevê que o desenvolvimento pessoal e os programas de treinamento se tornarão o centro de qualquer estratégia de negócios até 2025 devido ao ritmo acelerado que diferentes setores estão adotando. 

Os benefícios da aprendizagem contínua, pode ser uma maneira útil de demonstrar sua experiência em um tópico específico do setor, que incluirá um resumo das soluções disponíveis no mercado. Seu produto pode ser incorporado a essas soluções, conferindo ainda mais autoridade ao seu negócio.

Nº 6. O marketing digital promove a liderança

Posicionar sua marca não apenas como uma empresa profissional e sofisticada, mas também como uma referência educacional, pode fazer com que você seja considerado um consultor de confiança. E ser um líder é importante. Liderar, neste caso, nada tem a ver com administrar; envolve oferecer uma abordagem diferenciada para a construção que deve se refletir em cada uma de suas ações.

É essencial que, por meio de suas interações, você forneça motivos para que os arquitetos e especificadores entrem em contato com você para projetos futuros e os incentive a encaminhá-lo a parceiros e colegas, criando uma comunidade que permitirá que sua opinião seja ouvida.

Nº 7. O marketing digital garante a eficácia

Após o advento da pandemia, mais de 84% das empresas de construção esperam vender seus produtos exclusivamente online em um futuro próximo. E, quando questionados sobre as razões por trás dessa transformação, 95% das marcas pesquisadas visavam reduzir os erros manuais, enquanto 92% queriam diminuir a carga de trabalho administrativa em suas agendas do dia-a-dia.

62% dos líderes entrevistados consideraram que a captura de formulários e a disponibilização digital de documentos físicos, como orçamentos, tornariam o processo de vendas mais eficiente. 71% afirmaram que melhorar o faturamento ou adotar a fatura eletrônica permitiria pagamentos mais fáceis e 53% acreditavam que poderia melhorar a gestão do fluxo de caixa.

Nº 8. O marketing digital fornece controle

10% das empresas confessaram ter tido problemas para medir um retorno sobre o investimento (ROI) positivo, impedindo-as de ter uma visão precisa dos resultados de sua estratégia de negócios. A pesquisa descobriu que as marcas de construção ainda estavam presas em soluções de relatórios desatualizadas, principalmente com base em táticas arriscadas de “tentativa e erro”, sem garantia de sucesso.

Pouco menos da metade dos entrevistados afirmou ter software de relatório integrado que lhes proporcionaria mais controle sobre o gerenciamento de seus projetos. Ao olhar para novas soluções de relatórios, 55% das empresas de construção priorizaram informações em tempo real, enquanto 70% queriam fluxos de dados mais rápidos, ambos elementos essenciais dentro do processo de tomada de decisão de uma empresa.

Nº 9. Marketing Digital Atrai Parceria

Um relatório publicado pela SpecifiedBy descobriu que 76% dos arquitetos usam diretórios de produtos de construção para suas pesquisas, com 38% deles utilizando ferramentas exclusivamente online ao pesquisar novos produtos a serem considerados. Uma pesquisa semelhante, conduzida pelo NBS / RIBA, endossou essas descobertas, afirmando que mais de 55% dos entrevistados usaram o diretório de produtos do RIBA.

Por meio de diretórios de produtos, os arquitetos viram a quantidade de informações disponíveis para eles se multiplicar, permitindo-lhes tomar decisões melhores e mais rápidas com base em arquivos técnicos para download. Como a maioria dos diretórios é totalmente gratuita, listar seu produto em diretórios é uma maneira rápida de aumentar o conhecimento de sua marca, aumentar a visibilidade e melhorar seus rankings do Google.

Nº 10. O marketing digital facilita a comunicação

Empresas da construção que investiram na aquisição de softwares de gestão interna, com o objetivo de gerenciar melhor a força de trabalho, aumentaram sua produtividade em até 15%. Quando questionadas sobre os desafios que as novas tecnologias ajudaram a superar, as empresas destacaram a importância da disponibilidade de dados compartilhados.

A introdução de um sistema de CRM em sua estratégia de gerenciamento de dados permitirá que você não apenas colete as informações, mas esteja sempre informado da conversa que seus clientes potenciais estão tendo com sua marca de produto em construção. 

Conclusão

Com uma ótima estratégia de marketing digital sua empresa pode alcançar resultados verdadeiramente impactantes e mudar completamente sua forma de se fazer negócios com a internet. 

Quer saber como podemos ajuda-lo nessa jornada? Entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *