O ano de 2020 viu marcas e profissionais de marketing tropeçando para sobreviver aos eventos imprevisíveis que estavam ocorrendo. A era COVID mudou a maneira como as empresas funcionavam e moldou uma nova estrutura de marketing para elas. O marketing digital se tornou uma dádiva para as empresas, apesar desses tempos incertos.
A revolução digital ainda não atingiu seu pico. À medida que continua a evoluir, os profissionais de marketing continuam a encontrar novas maneiras de atingir seu público. Então, para onde o seu marketing digital está caminhando em 2021?
Confira 10 tendências que sua empresa deve seguir para continuar surfando na revolução digital.
1. O vídeo não é mais uma opção
O vídeo é a forma de conteúdo de crescimento mais rápido. Do YouTube ao TikTok, as pessoas estão consumindo conteúdo de vídeo em grandes quantidades. Os humanos absorvem visuais como imagens, ilustrações e vídeo melhor do que o conteúdo escrito. Com tanto conteúdo para percorrer, é mais fácil assistir a um vídeo curto do que ler um artigo longo. No ano passado, 92% dos profissionais de marketing disseram que o conteúdo de vídeo é uma parte importante da estratégia de marketing de conteúdo, contra 78% em 2015. Como isso vai se traduzir no seu e marketing?
2. O marketing multicanal é essencial
Os clientes desejam conveniência e acessibilidade. Eles querem ser capazes de interagir com uma marca onde quer que estejam – em casa ou em trânsito e em qualquer dispositivo. Isso significa que seu marketing precisa alcançá-los nos canais que frequentam e você precisa fornecer suporte ao cliente em vários canais.
As empresas que fornecem atendimento multicanal ao cliente retêm até 89% de seus clientes, enquanto as empresas que não retêm apenas cerca de 33%. Se você não está preparado para isso, é melhor rever seus conceitos.
3. Marketing de conversação
O marketing de conversação é a nova palavra da moda em marketing. Em muitos aspectos, não é novo. As empresas têm se envolvido em conversas com seus clientes há anos. Trata-se de falar com seu cliente quando e onde for conveniente para ele. Pode ser um chat ao vivo, mas também pode ser o Facebook Messenger, WhatsApp ou outro tipo de canal de comunicação.
Também significa ser capaz de retomar uma conversa mais tarde. Digamos que um cliente entre em contato com você às 8h, fique ocupado com o dia e volte para a conversa mais tarde naquela noite. Você está disponível às 8h e às 20h?
Os chatbots também são uma ferramenta inteligente de geração de leads. Você pode usar um chatbot em seu site ou em aplicativos de mensagens para alertar os clientes sobre promoções ou sugerir produtos que resolverão seus problemas.
4. Marketing baseado em dados
Os profissionais de marketing mais bem-sucedidos examinam seus dados para melhor atender seus clientes. As empresas estão adquirindo mais dados do que nunca. Isso dá a você acesso a uma quantidade incrível de percepções do consumidor que podem ser usadas para direcionar estratégias de negócios. Ele está ao seu alcance, se você tiver os sistemas certos e os especialistas de marketing para interpretar os dados.
Seus dados de marketing podem lhe dizer:
- Quanto tráfego seu site recebe, quanto tempo eles permanecem nele e quantas páginas eles visitam.
- Quais produtos ou serviços vendem melhor do que outros.
- Quão eficazes são suas campanhas de marketing para atrair novos clientes.
- Quantos clientes você está retendo e quantos são perdidos em um determinado período de tempo.
- Quais são suas taxas de abertura e cliques de e-mail.
- Qual conteúdo de mídia social atrai maiores taxas de engajamento.
- Os níveis de satisfação de seus clientes e as áreas com as quais eles estão satisfeitos ou insatisfeitos.
- Quão engajadas as pessoas estão com sua marca.
5. Marketing de nostalgia
Muitos profissionais de marketing sabem como as emoções são poderosas no marketing. Evocar sentimentos de alegria, liberdade, orgulho e até raiva, por exemplo, pode ser muito eficaz para convencer os clientes. O que também estamos aprendendo é que a publicidade que traz sentimentos de nostalgia pode ser ainda mais poderosa.
O marketing da nostalgia usa imagens, referências da cultura pop ou músicas do passado que despertam sentimentos sentimentais. Isso pode ser centrado em torno de um período de tempo, moda, dança ou música, comida, festivais ou um evento sazonal como o Natal.
Uma pesquisa mostrou que os consumidores são mais propensos a gastar ou doar dinheiro em algo que os deixa nostálgicos. Eles também estão dispostos a gastar mais. Curiosamente, sentimentos de nostalgia também ocorrem em pessoas que têm uma predileção por uma determinada década, mesmo que sejam muito jovens para se lembrar ou ainda não tenham nascido.
6. Um maior foco na privacidade e segurança do cliente
Violações de segurança e vazamentos de dados colocaram a privacidade e a segurança do consumidor em destaque nos últimos anos. Quando os dados privados do cliente são expostos, a confiança dele em sua empresa fica comprometida e pode ser difícil recuperá-la.
Globalmente, muitas empresas estão implementando protocolos de segurança mais rígidos para manter as informações dos clientes seguras.
Disparado pela lei GDPR (e pela LGPD aqui no Brasil), muitas empresas agora alertam os visitantes do site sobre o uso de software de rastreamento, como cookies. O marketing também precisa de mais permissões dos clientes para aceitar listas de assinaturas de e-mail ou receber comunicações promocionais.
7. Social CRM é uma tendência crescente
Os sistemas de CRM tornaram-se mais sofisticados e alguns têm funcionalidade multicanal para geração de leads e serviços de suporte ao cliente mais eficientes. Social CRM é a integração de canais de mídia social em software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Em vez de ter uma plataforma de agendamento de mídia social separada, você pode agendar postagens e interagir com seus seguidores diretamente em seu sistema CRM.
Além disso, através do Social CRM você pode:
- Coletar informações mais valiosas sobre seu cliente, como ambiente, interesses, hobbies e como eles percebem sua marca. Isso significa que você pode publicar conteúdo mais relevante.
- Monitorar suas conversas sobre sua marca e seus concorrentes.
- Abrir uma conversa mais calorosa em vez de uma “cold call”. Os clientes que já estão seguindo você ou interagindo com você nas redes sociais são mais fáceis de vender.
- Gerenciar e responder às consultas de atendimento ao cliente recebidas de seus canais de mídia social.
- Descobrir e recompensar os defensores da marca.
- Identificar influenciadores de mídia social para contatar.
- Medir e analisar suas métricas de mídia social gerando relatórios facilmente.
- Ver quais tipos de conteúdo têm melhor desempenho, quanto tráfego você está atraindo e quantos seguidores está perdendo.
- Identificar tendências emergentes de clientes e ajustar sua estratégia de marketing de acordo.
8. Monitoramento de mídia confiável
O monitoramento de mídia não é nada novo, mas com tantas fake news por aí, vasculhar a mídia para encontrar fake news sobre sua marca – ou seus concorrentes – pode ser um desafio. Fake news sobre sua marca podem ter um impacto devastador em seus negócios se os clientes acreditarem. Encontrar e eliminar fake news tornou-se parte do monitoramento da mídia. Qual é a dimensão do problema das fake news? As estatísticas mostram que no terceiro trimestre de 2020, apenas no Facebbok, houve 1,8 bilhões de fake News.
Toda empresa precisa estar atenta quando se trata de sua marca e do setor em que opera. É um elemento-chave da inteligência de negócios, mas sua inteligência precisa ser baseada em relatórios confiáveis.
9. Experiência do cliente amigável
O mundo digital tornou as compras rápidas e convenientes. Como resultado, os clientes têm grandes expectativas. Eles exigem um serviço eficiente em cada etapa de sua jornada com sua empresa. Quaisquer obstáculos que surjam podem fazer com que eles fujam e encontrem uma empresa que esteja atendendo às suas necessidades.
Para criar uma experiência do cliente amigável, você precisa identificar onde estão os pontos de atrito, desde o início da jornada do cliente até o suporte pós-venda.
Aqui estão alguns exemplos de como ter uma experiência amigável:
- A forma de procura do produto pelo cliente deve ser fácil e rápida, coletando dados do cliente que permitirão que você ofereça sugestões de produtos personalizadas e não irrelevantes.
- O processo de compra online não pode ser complexo, pois muitas etapas a serem concluídas para finalizar uma venda pode resultar no abandono da transação pelo cliente.
- O cliente deve conseguir entrar em contato com sua empresa facilmente, tendo seus dados de atendimento visíveis e de fácil localização em todos os pontos de contato com o cliente.
- O seu SAC não deve ter longos tempos de espera, respostas lentas ou não resolver a dúvida do cliente logo no primeiro contato.
10. Escuta nas redes sociais
Uma das razões pelas quais muitas empresas falham com seus clientes é porque não sabem o que querem ou quais são suas frustrações. Eles não têm os ouvidos no cliente. Se você descobrir que sua estratégia de marketing não está repercutindo entre os clientes, é hora de descobrir o porquê.
Ponha de lado suas crenças sobre sua marca e fique atento ao que seus clientes estão dizendo. A escuta social e o monitoramento da mídia estão conectados. O monitoramento de mídia rastreia menções à marca. A escuta social vai um passo além para analisar essas menções para determinar o que está por trás do sentimento positivo ou negativo.
É uma ótima maneira de complementar suas pesquisas de mercado. Você pode ter uma noção de para onde o mercado está indo e aprender com os sucessos ou fracassos de seus concorrentes. E pode usar esses insights para conduzir sua estratégia de marketing e atender melhor seus clientes.
Concluindo
Existem muitas maneiras de interagir com os clientes online. Nem todos podem funcionar para o seu público e, se o seu orçamento de marketing for modesto, talvez você não consiga implementar todos eles.
A Green Mind pode ajudá-lo a concentrar seus esforços naqueles que melhor atendem ao seu público para que você possa atingir os melhores resultados. Fale conosco.