Se você está se aprofundando agora no universo online ou refinando uma campanha existente, é vital que você faça um balanço de seus ativos atuais antes de iniciar qualquer atividade de marketing digital.
Você tem que ter certeza de que eles estão à altura da tarefa. Afinal, de que adianta gastar tempo, esforço e dinheiro para levar as pessoas à sua empresa se elas não se convertem quando chegam lá?
Quando se trata de mundo digital, seu ativo mais importante é o seu site.
Ele é a sua vitrine moderna e pode ser o primeiro ponto de contato que seus clientes terão com sua empresa. Como resultado, ele precisa estar em ótima forma antes mesmo de você pensar em direcionar o tráfego para ele.
O seu site é comercializável?
Reunimos uma avaliação de marketing digital para ajudá-lo a responder a essa pergunta tão importante. Responda às perguntas abaixo para ver se seu site está pronto para vender.
1. Os pontos de conversão do seu site estão otimizados?
Os pontos de conversão são áreas projetadas para incentivar os visitantes do seu site interagirem. A ação pode ser qualquer coisa, desde o preenchimento de um formulário “Fale conosco” até a assinatura de um boletim informativo ou até mesmo a realização de uma compra.
Você deseja promover com eficácia os pontos de conversão corretos – essas informações devem transformar seus visitantes em clientes potenciais ou clientes efetivos. Então olhe para seu site e verifique:
- As pessoas podem entrar em contato conosco facilmente quando chegam em nosso site – há uma opção de contato clara visível em cada página.
- Nossas chamadas para ações (CTAs) foram testadas A / B para conversões ideais. Isso inclui testar o tamanho, cor e textos.
- Os dados do usuário coletados em formulários da web são armazenados de forma eficiente (em um CRM ou similar).
- Se alguém nos contatar por telefone, sempre haverá alguém para receber a ligação.
- Se contatado online, respondemos prontamente e utilizamos algum email marketing para comunicação futura.
- Usamos análises para reconhecer/medir os dados relacionados à atividade do usuário no site, tempo gasto no site, caminho para a conversão, etc.
2. Quão atual é a programação do seu site?
Os motores de busca favorecem sites com a programação mais atualizada. Portanto, se você não atualiza seu site continuamente, é hora de uma atualização. Fique atento a isto:
- Temos um desenvolvedor web que fornece correspondência contínua e ajuda a atualizar o site e os plug-ins.
- Temos acesso ao CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) do nosso site.
- A linguagem de programação do site está atualizada com os padrões atuais.
- Há uma grande quantidade de informações relevantes em cada página – nenhum conteúdo desatualizado ou seções “em breve”.
- Temos um mapa do site verificado e um arquivo robots.txt que comunica claramente a arquitetura do nosso site.
3. Você tem uma estratégia de marketing de conteúdo e/ou blog?
Na era da mídia social de hoje, toda empresa precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo, mas nem toda empresa precisa de um blog. Se você não tem (ou não deseja) um blog, você deve considerar uma seção de ‘notícias’ onde você pode publicar atualizações da empresa. Essas atualizações devem ser compartilhadas em seus canais de mídia social para ajudar a manter sua marca em mente. Considere isto:
- Nosso site tem um blog e é atualizado regularmente (pelo menos uma vez por mês).
- Incorporamos estratégias de conteúdo, como um calendário de conteúdo, links para informações relevantes e ativos de multimídia (fotos, vídeos, etc.).
- Nós pesquisamos e identificamos tópicos de blog em que nosso público está interessado ou preocupado para criar valor e atender às suas necessidades.
- Postagens de blogs e/ou notícias são promovidas e compartilhadas em nossos canais de mídia social.
- Planejamos os resultados desejados para as postagens e usamos análises para mapear os resultados.
- Nosso texto fala a língua de nosso público-alvo e atende às suas necessidades e pontos fracos.

4. Seu site brilha no celular?
O celular está assumindo o controle. Mais de 53% dos e-mails agora são abertos no celular (Campaign Monitor, 2018), e os usuários estão cada vez mais se voltando para smartphones e tablets para fazer compras, pesquisar e entrar em contato com empresas. Como resultado, seu site não precisa apenas funcionar no celular, ele precisa se destacar. Por isso, esteja atento a estes tópicos:
- Otimizamos a forma como nosso site aparece quando acessado em um dispositivo móvel.
- Nosso site foi criado com design responsivo (por isso se adapta ao ambiente de visualização, seja desktop, celular ou tablet).
- Nosso site tem um ótimo desempenho no celular, com carregamento rápido e os elementos de toque são bem espaçados.
- Podemos analisar qual porcentagem do tráfego de nosso site vem de visualizações móveis e nossa taxa de abertura de e-mail em desktop vs. celular.
- Usamos um aplicativo móvel e/ou notificações por SMS como mais um meio de envolver nosso público (se aplicável).
5. Por que marketing digital?
É fantástico começar com objetivos específicos para trabalhar em uma estratégia de marketing digital. No entanto, é importante esclarecer que esses objetivos são alcançáveis - e que o digital é o caminho certo para alcançá-los. Avalie:
- Nossa equipe delineou áreas específicas (taxa de conversão, número de leads, etc.) que gostaríamos de melhorar com o marketing digital.
- Definimos nosso(s) principal(is) mercado(s)-alvo, para que possamos realizar pesquisas adicionais sobre seu comportamento online.
- Temos recursos internos dedicados à comunicação com a equipe de uma agência digital.
- Temos o compromisso de fazer alterações em nosso site, se necessário.
O seu site é comercializável?
Então, como foi o seu resultado?
Se você conseguiu validar todos os itens acima, seu site está pronto para vender. Mas não entre em pânico se não tiver – a boa notícia é que existem inúmeras oportunidades para revisar e refinar quando se trata de digital.
É aí que podemos ajudar.
Esta avaliação é, na verdade, um exemplo do tipo de trabalho de base que fazemos antes de cada campanha que conduzimos. É uma parte fundamental de nossa abordagem estratégica, que se concentra em conduzir soluções de marketing digital que atendam aos objetivos de negócios de nossos clientes.
Se você tiver dúvidas sobre sua presença digital ou quiser ajuda com sua divulgação, entre em contato. Teremos o maior prazer em compartilhar nossos insights sobre como construir seu site – e estratégia digital – para ele se destacar ainda mais.