Marcas e agências adoram usar a palavra ‘estratégia’. Você a ouvirá na maioria das reuniões, notará que está pendurado nos quadros de visão e o lerá espalhado por sites. Os blogs fazem referência a isso, mídias sociais “marcam” isso e temos certeza de que algum profissional de marketing tatuou esta palavra no braço.
É por meio dessa presença incessante que ‘estratégia’ se tornou um conceito nebuloso. Em marketing, pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes.
Tivemos que considerar que nossa definição de estratégia pode não estar alinhada com a de nossos clientes. Percebemos logo no início que, em todos os projetos, a estratégia precisava vir antes da execução. Essa abordagem de estratégia em primeiro lugar continua até hoje. Permite-nos executar a melhor solução possível para a organização dos nossos clientes.
Essa abordagem nos deixou com a necessidade de definir exatamente o que estratégia significa, o que não significa e o que outras pessoas podem pensar que significa.
Estratégia significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Veja como vemos isso:
Estratégia é a abordagem que você adota para atingir uma meta. É um projeto detalhado que descreve uma abordagem específica, que torna possível atingir seu objetivo. Você pode observar que essa abordagem pode ser o conjunto de duas ou mais abordagens separadas.
Simples, certo? Esta definição é bastante abrangente. É ótimo como ponto de partida, mas precisamos dividi-la ainda mais para entender como podermos fazer a estratégia funcionar para nossos clientes.
Após extensa pesquisa, expandimos o que a estratégia significa para nós. Abaixo, usamos três termos separados, mas relacionados: Estratégia Tática, Estratégia de Marketing e Estratégia de Negócios.
Definindo estratégia tática
A estratégia tática é tão simples quanto fazer o trabalho tático estrategicamente.
Essa estratégia geralmente envolve um cliente nos pedindo para realizar uma tarefa para ele. Se um cliente precisa de um site, por exemplo, temos nossa equipe de web construindo páginas para atender ao objetivo do site.
Essa estratégia envolve nossos designers de UI/UX na criação de um site funcional, amigável e atraente. Nossos designers decidem como encontrar um equilíbrio entre o usuário, nosso cliente e os desafios do mercado. Eles consideram esses três pilares para construir uma experiência relevante e valiosa.
A execução tática dessa estratégia provavelmente incluirá decidir em qual plataforma ou formato construir, determinar o fluxo de execução, como são os estágios de aprovação e como confirmar a conclusão, teste e rastreamento para o sucesso. Simples assim.
Definindo a estratégia de marketing
Uma estratégia de marketing envolve determinar que tipo de tática é necessária para atingir uma meta de marketing.
Nessa estratégia, seu objetivo pode ser aumentar o conhecimento da sua marca. Em seguida, determinamos as táticas corretas para atingir esse objetivo.
Essa estratégia pode envolver a criação de conteúdo atraente. Em seguida, alcançar o público certo com esse conteúdo por meio de uma combinação de canais de mídia pagos ou tráfego orgânico. Essas táticas podem envolver a criação de conteúdo atraente que aborde um ponto problemático de seu público. Eles também podem envolver campanhas de pesquisa pagas inteligentes para colocar esse conteúdo diante dos olhos certos. Cada tática funciona em direção ao objetivo final de reconhecimento da marca.

Definindo a estratégia de negócios
A estratégia de negócios envolve determinar quais tipos de ações o ajudarão a atingir uma meta de negócios. As metas de negócios costumam ser metas de nível superior, como melhorar as margens de lucro, por exemplo.
Com esses objetivos, podemos determinar táticas de muitas áreas diferentes. Nesse tipo de estratégia, nos conectamos com nossos clientes em seus objetivos de negócios. Essas metas de alto nível envolvem entender o que seu negócio está tentando realizar.
Ao considerar a estratégia de negócios, sabemos que bons KPIs de campanha melhoram o objetivo de negócios do cliente (CBO). Por exemplo, se o CBO de um cliente deveria aumentar sua margem em x% em 2021, um KPI de campanha benéfico seria não apenas gerar leads qualificados, mas também garantir que a definição de qualificado inclua a avaliação de sua lucratividade potencial.
Por que isso é importante para você e sua empresa?
Sem uma compreensão do que você está pedindo, você poderia acabar com uma Estratégia Tática quando na verdade queria uma Estratégia de Negócios.
Essa é uma boa maneira de gastar dinheiro com um problema, mas é uma maneira ruim de impulsionar seus negócios. Ao entender primeiro o que você deseja obter com sua estratégia, você pode determinar qual delas você precisa sem desperdiçar recursos valiosos.
Para determinar que tipo de estratégia sua empresa precisa, primeiro você deve considerar seus objetivos. Nosso processo de descoberta revela esses objetivos, o que, em última análise, determina o tipo de estratégia apropriada para alcançá-los.
Se você não tiver certeza de quais são seus objetivos ou como alcançá-los, ficaremos felizes em ajudar. Entre em contato!